Vacinas, Patentes e o Bem Comum

12/05/2021 15:55

Em outubro de 2020, a Índia e a África do Sul levaram à Organização Mundial do Comércio um pedido para deixar as patentes de produtos relacionados à Covid-19 abertas. Dos cerca de 160 países membros da entidade, 99 anunciaram o apoio ao projeto. o Brasil votou contra.

Diante do atraso deste debate em nosso país e em pleno contexto de calamidade pública, a Sociedade Brasileira de Bioética Regional de Santa Catarina promoveu seu IX Ciclo de Debates em Bioética, tratando do tema “Vacinas, patentes e o bem comum”.  Com a coordenação da Profª Drª Sandra Caponi (UFSC), vice presidenta da regional, recebemos o Dr. Carlos Parada.

Parada é psiquiatra franco-brasileiro, autor de um artigo de opinião no jornal frances Le Monde, no qual defendeu que as vacinas contra Covid-19 sejam consideradas um bem comum e que não sejam aplicadas as regras de patentes em plena pandemia. Sua argumentação sobre a insustentável defesa da propriedade intelectual no atual contexto obteve ampla aceitação e repercussão, sendo notícia também na Folha de São Paulo, em 23 de fevereiro.

O debate contou também com a participação dos seguintes debatedores: Prof. Dr, Bruno Rodolfo Schlemper jr (UNOESC), Prof. Dr. Fernando Hellmann (UFSC) e Dra. Jucélia Maria Guedert (CEP-HIJG). Confira o debate completo no youtube do Nupebisc.