Conferências

19º. Simpósio Catarinense de Bioética, em Joinville
.
O NUPEBISC esteve representado no 19º. Simpósio Catarinense de Bioética por meio da profa. Mirelle Finkler, que proferiu palestra na Mesa redonda “A Sociedade e as Lideranças Femininas”, em 28 de novembro de 2019, em Joinville – Santa Catarina. Partindo da provocação do título da mesa, a professora problematizou a questão das lideranças femininas na sociedade atual a partir do método bioético deliberativo, analisando fatos, valores e sugerindo diversos deveres. Concluiu ao final que são sim necessárias muito mais lideranças femininas – mas sobretudo, lideranças feministas: mulheres e homens que tenham como ideal a igualdade de direitos entre os gêneros, que se posicionem e atuem em favor de reduzir as inúmeras situações de opressão de nosso cotidiano. Confira o texto na íntegra aqui.

_____________________________________________________________

Educação e Bioética Deliberativa – palestra no XII Congresso Brasileiro de Bioética

A profª. Mirelle Finkler participou da mesa redonda “Educação na promoção da saúde, da democracia e dos DH”, abordando o tema “Educação e Bioética deliberativa”. Jucélia Guedert falou sobre “Os Comitês de Ética em Pesquisa como espaço para a formação e diálogo sobre ética Pesquisa” na mesa “Bioética e educação: nós-críticos e experiências”; e também sobre “Questões problemáticas e o direito ao fornecimento pós-estudo” na mesa “Inquietações atuais em Ética em Pesquisa no Brasil”. Doris Gomes abordou a “Bioética e processo civilizatório: como avançar? na mesa sobre “Bioética social e política”. Os doutorandos Leandro Molina e Janaína Camargo também estiveram presentes, apresentando seus trabalhos, respectivamente: Relações entre ética e educação interprofissional na formação em saúde e Educação em foco: uma análise bibliométrica das revistas brasileiras de bioética. Confira o texto na íntegra aqui.

 

_____________________________________________________________

 

Episódio de Fala Doutor, com participação do Dr. Fernando Hellmann, com a temárica Bioética, ou ética da vida cotidiana.