Nupebisc realiza diálogo com o Prof. Dr. Dilvo Ristoff sobre Ética na Educação, políticas públicas e democracia!

25/06/2020 11:46

Na quarta-feira, dia 24/06/2020, o encontro virtual do NUPEBISC foi de formação com a participação especial do Prof. Dr. Dilvo Ristoff, ex-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul. O Prof. Dilvo fez uma explanação sobre os “Desafios da Educação Superior”, de acordo com o professor estamos diante de diversas crises, financeira, de expansão, de inclusão, de regulação e privatização, de metas, sistêmica entre os níveis de poder e de sonho adiado: “Toda educação brota da imagem de futuro de um povo (…) mas a luta democracia na Universidade continua, no acesso a ela e na sua gestão” (Dilvo Ristoff). A crise do sonho adiado passa pela disputa de poderes hoje entre dois projetos de educação em contraste: o projeto construído democraticamente pelo Estado e materializado nas metas do Plano Nacional de Educação e o projeto de governo atual materializado no Future-se, ‘que mais parece um futuro sendo sufocado pelo passado travestido de futuro’. O diálogo na íntegra pode ser assistido pelo canal de youtube do Nupebisc, acesse aqui.

Para conhecer mais do trabalho do professor Dilvo Ristoff acesse também seu último artigo publicado na Revista Educa2022, acesso aqui. Participe também dos encontros do NUPEBISC, todas as quartas-feiras, acessando nossa agenda aqui no site!