Nota de Falecimento do Prof. Paulo Fortes – SBB

10/03/2015 13:27

paulofortes

É com muito pesar que a Sociedade Brasileira de Bioética comunica o falecimento do Prof. Paulo Antonio de Carvalho Fortes nesta tarde de 9 de março de 2015. Seu corpo será velado no saguão da Faculdade de Saúde Pública- USP, na Av. Dr. Arnaldo, à partir das 18hs de hoje. A cerimonia de cremação será 10 de março, em horário ainda não definido.

O Prof. Paulo Fortes foi graduado e realizou mestrado em medicina pela USP. Doutor e livre docente em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (2009-2011). Dedicou sua vida acadêmica à Bioética e à Saúde Pública, destacando-se a sua atuação em conselhos editoriais de revitas como a Revista Bioética (CFM), Revista da Associação Médica Brasileira, Revista Saúde e Sociedade, Revista Brasileira de Bioetica, Bioethikos e O Mundo da Saúde.

A Sociedade Brasileira de Bioética presta justa homenagem ao seu ex-presidente:

“É uma enorme perda para a Bioética, para a Sociedade Brasileira de Bioética e de um grande ser humano. Nossa tristeza e homenagem!”

Regina Parizi

“Uma notícia realmente dolorosa. Estamos todos de luto. Paulo Antônio de Carvalho Fortes foi um dos principais impulsionadores na bioética no país, destacando-se sobremaneira nas suas pesquisas na área relacionada com a saúde pública e a alocação de recursos no setor. Perdemos um profissional íntegro, competente e atuante. Foi presidente da SBB entre os anos 2007 e 2009 e deixará saudades, além de uma lacuna no coração dos seus familiares, amigos e alunos. Descanse em paz querido amigo Paulo.”

Volnei Garrafa

“Paulo sempre me pareceu uma bela pessoa. Desde que o conheci revelou-se honesto, gentil, engraçado, íntegro, interessado nas questões coletivas, despretensioso, voltado a defender o bem comum, prestativo, cuidadoso com os sentimentos alheios, mas sem fraqueza daqueles que concordam só para agradar… Enfim, alguém de qualidades cada vez mais raras, que fará falta a todos nós.”

Dora Porto.

“Um homem manso, gentil; um colega leal, um professor dedicado; um pensador da Bioética de grande competência. Perde-se muito com o desaparecimento de Paulo Fortes. Precisamos pensar em uma grande homenagem a ele e ao seu trabalho no Congresso Brasileiro.”

Cláudio Lorenzo

Fonte: http://www.sbbioetica.org.br/noticia/nota-de-falecimento-do-prof-paulo-fortes/