Atividades Realizadas
X Ciclo de Debates em Bioética
A Sociedade Brasileira de Bioética (Regional SC) com apoio do Nupebisc e o Nesfhis, realizou o X Ciclo de Debates em Bioética, com a temática: “O pano de fundo biopolítico da bioética”. O encontro teve como palestrante principal a professora Anna Quintanas Feixas da Universidade de Girona (Espanha). Também contou com os debatedores Maria Fernanda Vasquez (Colômbia) e Fernando Hellmann (Brasil).
Acesse o encontro na íntegra aqui.
_______________________________________________________________________
Aulas Magnas da disciplina de Bioética Crítico-Social
O Programa de Pós-Graduação de Saúde Coletiva (UFSC) ofereceu no segundo semestre de 2021 a disciplina de Bioética Crítico-Social, coordenada pelos professores Marta Verdi e Fernando Hellmann. A disciplina contou com a participação de bioeticistas brasileiros renomados. Acompanhe a programação abaixo:
Todos as aulas podem ser assistidas na íntegra no nosso canal do YouTube. Acesse aqui.
_______________________________________________________________________
Debates sobre a obra de Michel Foucault
O Nupebisc, sob a coordenação da Drª Maria Fernanda Vasquez, realizou no segundo semestre de 2020, oito encontros para estudo e debate das obras de Michel Foucault. Dentre as temáticas em foco destacou-se as produções e reflexões do autor sobre a Biopolítica.
_______________________________________________________________________
IX Ciclo de Debates em Bioética
O Nupebisc, juntamente com o NESFHis e a Sociedade Brasileira de Bioética Regional de Santa Catarina promoveu seu IX Ciclo de Debates em Bioética, tratando do tema “Vacinas, patentes e o bem comum”. Com a coordenação da Profª Drª Sandra Caponi (UFSC), vice presidenta da regional, recebemos o Dr. Carlos Parada.
Parada é psiquiatra franco-brasileiro, autor de um artigo de opinião no jornal frances Le Monde, no qual defendeu que as vacinas contra Covid-19 sejam consideradas um bem comum e que não sejam aplicadas as regras de patentes em plena pandemia. O debate contou também com a participação dos seguintes debatedores: Prof. Dr, Bruno Rodolfo Schlemper jr (UNOESC), Prof. Dr. Fernando Hellmann (UFSC) e Dra. Jucélia Maria Guedert (CEP-HIJG). Confira o debate completo no youtube do Nupebisc.
_______________________________________________________________________
Encuentro Virtual de Jóvenes Investigadores
O Nupebisc marcou presença no “Encuentro Virtual de Jóvenes Investigadores de AUGM: Proyectando el futuro de la investigación”, cuja temática central foi: Desafíos interdisciplinarios en la investigación en tiempos de pandemia y proyecciones futuras. A doutoranda e mebro do Nupebisc, Juliara Hoffmann, apresentou seu trabalho no eixo Interdisciplinar, cujo título foi: “Efeitos da pandemia na educação moral de estudantes de curso de graduação”. O trabalho foi orientado pela Profª. Drª Mirelle Finkler.
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
Nupebisc realiza diálogo com o Prof. Dr. Dilvo Ristoff sobre Ética na Educação, políticas públicas e democracia!
Na quarta-feira, dia 24/06/2020, o encontro virtual do NUPEBISC foi de formação com a participação especial do Prof. Dr. Dilvo Ristoff, ex-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul. O Prof. Dilvo fez uma explanação sobre os “Desafios da Educação Superior”, de acordo com o professor estamos diante de diversas crises, financeira, de expansão, de inclusão, de regulação e privatização, de metas, sistêmica entre os níveis de poder e de sonho adiado: “Toda educação brota da imagem de futuro de um povo (…) mas a luta democracia na Universidade continua, no acesso a ela e na sua gestão” (Dilvo Ristoff). A crise do sonho adiado passa pela disputa de poderes hoje entre dois projetos de educação em contraste: o projeto construído democraticamente pelo Estado e materializado nas metas do Plano Nacional de Educação e o projeto de governo atual materializado no Future-se, ‘que mais parece um futuro sendo sufocado pelo passado travestido de futuro’. O diálogo na íntegra pode ser assistido pelo canal de youtube do Nupebisc, acesse aqui.
Para conhecer mais do trabalho do professor Dilvo Ristoff acesse também seu último artigo publicado na Revista Educa2022, acesso aqui. Participe também dos encontros do NUPEBISC, todas as quartas-feiras, acessando nossa agenda aqui no site!
_______________________________________________________________________
“Pandemia & Pandemônio: uma exposição artístico-bioética”
O Nupebisc promoveu mais um canal de comunicação via Instagram (acesse aqui), o perfil foi inaugurado com a exposição “Pandemia & Pandemônio: uma exposição artístico-bioética”, realização do NUPEBISC-UFSC e da Sociedade Brasileira de Bioética Regional de Santa Catarina, com curadoria das professoras Marta Verdi e Mirelle Finkler, da Universidade Federal de Santa Catarina.
A exposição está composta por 70 obras produzidas com a técnica bico de pena pelo jornalista e publicitário Nelson Baibich (@_artemtudo). O artista reside temporariamente em Barcelona, onde a pandemia de COVID-19 foi controlada por meio de um isolamento radical da população em todo o país. Do confinamento em casa e sempre em contato com a realidade de nosso país, Baibich aderiu a #yomequedoencasa e foi produzindo, diariamente, obras que expressam sentimentos sobre a pandemia e críticas ao pandemônio que vivemos pela sobreposição das crises sanitária e política, especialmente no Brasil, que é agora o epicentro mundial da pandemia.
Observar a “QuarenteArt” de Baibich é rememorar a nossa trajetória nesses três últimos meses. Vendas e máscaras, torneiras e globos, gaiolas e muros, ampulhetas e calendários, filas e cortejos, globo e caveiras… retratos em preto e branco destes tempos de assombro, insegurança, impaciência. Da angústia pela restrição de liberdade e afastamento social à indignação pela necropolítica derivada do capitalismo neoliberal, sua crítica materializada em desenhos nos convida a uma reflexão sobre nossa vida, valores, escolhas, omissões e lutas. Uma reflexão que precisa ser implicada com a transformação da sociedade, como a que queremos promover com a Marcha
Virtual pela Vida de 9 de junho.
Em suas últimas obras – produzidas na desescalada da pandemia na Espanha, o retorno ao espaço público traz à tela do artista espaços de convívio social – ainda vazios – mas com a cor da natureza que vai surgindo aos poucos em seus desenhos, como a primavera que colore a vida que segue – aquela que muitos e muitas já não poderão mais vivê-la. Observar esses últimos desenhos é prospectar o árduo caminho que temos pela frente para proteger vidas, promover a solidariedade, defender os direitos humanos, o SUS, a democracia, recuperar o meio-ambiente e salvaguardar a biodiversidade.
_______________________________________________________________________
VIII CICLO DE DEBATES EM BIOÉTICA
Junto a regional catarinense da Sociedade Brasileira de Bioética, o Nupebisc promoveu o VIII Ciclo de Debates em Bioética, entitulado “COVID-19: Vacinas, cloroquinas e outras experimentações”. A webconferência contou com exposições acerca de ética e pesquisa no contexto da pandemia no Brasil e foi realizado 3 de junho, quarta-feira das 16 às 18h.
O evento foi moderado pela presidenta da SBB-SC e líder do Nupebisc, Mirelle Finkler, e teve a participação da Dra. Jucélia Maria Guedert, ex-integrante da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP e membro do Nupebisc, que trouxe o debate relacionado à “Vacinas: testes clínicos, segurança e direitos”. O evento também contou com a participação do Prof. Dr. Fernando Hellmann, docente do Departamento de Saúde Pública da UFSC e integrante do Nupebisc, cuja exposição tratou sobre a “Cloroquina: do uso off-label ao político-ideológico”. Para assistir o vídeo do VIII Ciclo de Debates em Bioética clique aqui.
_______________________________________________________________________
No último dia 20 de maio de 2020, o NUPEBISC promoveu através da plataforma zoom, um debate com a participação da professora Flávia Regina Souza Ramos, professora do departamento de enfermagem da UFSC, na qual a enfermagem, bioética e saúde coletiva que proporcionou reflexões acerca do sofrimento moral enfrentado pelos profissionais de saúde, em especial enfermeiros, diante da pandemia de COVID-19. O debate está disponível em: https://drive.google.com/file/d/1m6htH4cbI1asovP-FKK17nenncShW-J9/view
_______________________________________________________________________
Equipe do NUPEBISC na Universidad de Barcelona
Dando continuidade às atividades de pesquisa desenvolvidas pelo NUBEPISC/PPGSC/UFSC em parceria com a Universidade de Barcelona, as doutorandas Juliara Bellina Hoffmann e Maria Esther Baibich estão realizando período de estágio de doutorado no exterior, sob orientação do prof. Francisco Esteban Bara. Um desses estágios ocorre no âmbito do programa PrINT/ CAPES/ UFSC/ PEN, assim como os estudos da profa. Mirelle Finkler, na mesma universidade, como professora visitante no exterior.
Além do desenvolvimento das pesquisas conduzidas por cada uma das integrantes do Núcleo, a equipe tem como objetivo ampliar a rede de pesquisadores internacionais interessados em participar do projeto “EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: implantação de uma rede para inovação e qualificação do ensino superior em saúde”, bem como programar atividades locais desta pesquisa com os membros da universidade parceira.
_______________________________________________________________________
VII Ciclo de Debates em Bioética
Para comemorar seu 10º Aniversário, o NUPEBISC promoveu no dia 10 de dezembro de 2019 o VII Ciclo de Debates em Bioética – “Bioética, Democracia e Saúde: diálogos e reflexões”, em parceria com a regional catarinense da Sociedade Brasileira de Bioética.
A palestra de abertura “Acesso aos cuidados de saúde: tema central da bioética brasileira” foi proferida pelo Prof. Volnei Garrafa (UnB), parceiro de longa data do Núcleo, razão pela qual foi homenageado na ocasião.
Já a palestra “Há alternativas ao SUS? Pressões internacionais, resistências locais” foi ministrada pelo Prof. Adriano Massuda (UFPR), quem defendeu enfaticamente a defesa do sistema público de saúde brasileiro, referendando o posicionamento anteriormente apresentado pelo Prof. Garrafa.
Como líder do NUPEBISC, a Profa. Marta Verdi fechou as atividades do VII Ciclo de Debates rememorando a trajetória do Núcleo em sua primeira década de existência e apresentado as diversas atividades que vem sendo desenvolvidas no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da militância. Ao final, agradeceu a todas e todos que participaram e que participam do grupo entregando um certificado de homenagem, em reconhecimento pela contribuição na construção coletiva do grupo.
A profª. Mirelle Finkler participou da mesa redonda “Educação na promoção da saúde, da democracia e dos DH”, abordando o tema “Educação e Bioética deliberativa”, confira o texto na íntegra aqui.. Jucélia Guedert falou sobre “Os Comitês de Ética em Pesquisa como espaço para a formação e diálogo sobre ética Pesquisa” na mesa “Bioética e educação: nós-críticos e experiências”; e também sobre “Questões problemáticas e o direito ao fornecimento pós-estudo” na mesa “Inquietações atuais em Ética em Pesquisa no Brasil”. Doris Gomes abordou a “Bioética e processo civilizatório: como avançar? na mesa sobre “Bioética social e política”. Os doutorandos Leandro Molina e Janaína Camargo também estiveram presentes, apresentando seus trabalhos, respectivamente: Relações entre ética e educação interprofissional na formação em saúde e Educação em foco: uma análise bibliométrica das revistas brasileiras de bioética.
O XIV Congresso Brasileiro de Bioética ocorrerá em São Paulo, em setembro ou outubro de 2021.
__________________________________________________________________________
Ética e Educação Interprofissional em Saúde com Prof. Francisco Esteban Bara – Universidade de Barcelona
Em maio de 2019 recebemos a visita do Professor Francisco Esteban Bara, Doutor em Educação e Filosofía do Departamento de Teoría e História da Educação da Universidade de Barcelona (UB)*.
Nos cinco dias que esteve na UFSC, o professor participou da mesa redonda Convergindo perspectivas para uma educação interprofissional em saúde, no I Seminário Internacional de Educação Interprofessional em Saúde. Nesta atividade, discutiu a potencialidade da formação ética universitária, apresentando três maneiras de se pensar a relação entre ética e educação superior: nenhuma relação (o que é falso porque é impossível desvincular ética da ideia de universidade); a possibilidade da universidade tratar de ética por ser um tema necessário (análise superficial porque a universidade não depende somente do que acontece ao seu redor); e a universidade como um acontecimento ético porque está centrada na relação professor-estudante e esta é uma relação que transforma. Em seguida, discorreu sobre as características da universidade como um acontecimento ético, como o comprometimento com a aprendizagem, com a humanização das profissões e o papel de exploradores, ou seja, com a busca de conhecimentos, verdades e valores. No mesmo evento, apresentou seus últimos três livros: Quo Vadis, Universidad? (2016), Ética del Profesorado (2018), y La Universidad Light: un análisis de nuestra formación universitaria (2019).
Nos demais dias, Prof. Francisco ministrou 12horas de aula na disciplina de Ética e Educação Interprofissional em Saúde para 18 estudantes de mestrado e doutorado dos programas PEN, PPGSC, PPGFar e PPGO/UFSC. Nestas aulas apresentou a história da ideia de universidade, os modelos universitários contemporâneos, as características da vida universitária e do bom professor. Debateu com os estudantes sua visão do que seria uma formação universitária light, aportando histórias reais que nos fizeram refletir sobre os caminhos empresariais que nossas universidades estão seguindo. O curso cumpriu um papel duplo: além de colocar em pauta o tema ético da vida universitária sobre uma perspectiva crítica, os estudantes tiveram a oportunidade de ‘enamorarse’ por um professor cativante, podendo assim experenciar a tarefa ético-pedagógica de influenciar seus estudantes, conquistando suas mentes e corações.
Por fim, o prof. Francisco participou de uma reunião com estudantes de doutorado do PPGSC para conhecer seus projetos de pesquisa. Ocasião e que, além de contribuir com os projetos, compartilhou informações a respeito de seu Grupo de Investigación en Educación Moral de la UB – GREM, que vai a receber dois de nossos estudantes para o sanduíche de doutorado ainda este ano.
Por Mirelle Finkler
*http://www.ub.edu/GREM/professorat/francisco-esteban-bara/
__________________________________________________________________________
VI Ciclo de Debates em Bioética
No dia 07 de maio do corrente mês realizou-se, nas dependências do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina, o VI Ciclo de Debates em Bioética, organizado pela Sociedade Brasileira de Bioética Regional de Santa Catarina em parceria com o NUPEBISC.
A mesa redonda “Vacinação: desafios éticos contemporâneos” foi mediada pela Dra. Maria Jucélia Guedert, médica, bioeticista e membro titular (relatora) da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Participaram o Prof. Dr. Bruno Schlemper Jr, médico, bioeticista, estudioso do tema, e a Profa. Sônia Maria de Faria, médica e assessora técnica em Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.
A exposição foi iniciada com reflexões éticas da Dra. Jucélia, com destaque às pesquisas com vacinas, ao direito à saúde e acesso aos seus cuidados, às políticas públicas, à visão capitalista de mercado na produção das vacinas e, ainda, quanto ao conflito entre os valores do respeito à autonomia individual e justiça (coletividade).
O Prof. Bruno abordou a produção histórica de pesquisas sobre vacinação e suas consequências, e frente ao dilema ‘autonomia x bem estar comum’ que a temática da vacinação suscita, argumentou sobre a necessidade de se priorizar o bem comum. Em particular, chamou atenção para a questão da vacinação de profissionais de saúde, advogando por sua obrigatoriedade.
Já a Profa. Sônia Maria de Faria explorou a cobertura e o acesso das ações de vacinação em Santa Catarina, frisando a importância de se pensar a vacinação não somente para crianças, mas também para adultos, como um cuidado fundamental em saúde pública. A vacinação foi discutida, portanto, como uma questão de responsabilidade social e de promoção do bem comum.
Ao término da mesa, a Profa. Marta Verdi argumentou sobre a necessidade de maiores aprofundamentos da reflexão ética sobre a temática em pauta e a Profa. Mirelle Finkler referendou a importância da criação de uma Comissão Nacional de Bioética para discussões aprofundadas de temas como este que deveriam influenciar a formulação de políticas públicas.
__________________________________________________________________________
Realização dos Cinedebates no VIII Congresso Iberoamericano de Pesquisa Qualitativa em Saúde 09/18
No dia 5 de setembro os membros do Nupebisc conduziram três atividades de Cinedebates durante o VIII Congresso Iberoamericano de Pesquisa Qualitativa em Saúde, no Centro de Evento Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, Florianópolis. Cada Cinedebate trabalhou diferentes questões éticas:
A temática da medicalização da vida foi discutida a partir do documentário “Take your pills”, onde a medicalização de importantes eventos da vida é compreendida como estratégia biopolítica.
A reflexividade na pesquisa qualitativa foi tema do cinedebate desenvolvido a partir do filme “Humano-uma viagem pela vida”, em que as questões morais podem ser visualizadas como essência da humanidade. O caráter compreensivo, relacional e reflexivo dos métodos qualitativos e o sentido ético e social das pesquisas qualitativas também foram suscitados durante este cinedebate.
Já a ética em pesquisa qualitativa foi trabalhadas a partir do filme “Experimentos”, o qual retrata a história do pesquisador estadunidense Stanley Mingran e seus controversos experimentos psicológicos sobre o comportamento humano. Questões relativas a ética procedimental e a reflexividade ética na pesquisa foram dialogadas neste encontro.
__________________________________________________________________________
NUPEBISC vai ao cinema! 05/18
Os membros do NUPEBISC promoveram um Cine Debate sobre Humanização do Parto com a ativista Lígia Moreiras Sena (autora do blog Cientista que Virou Mãe). Após a exibição do filme “Renascimento do parto 2” no Cinema do Beira Mar Shopping, formou-se uma roda de conversa sobre as diversas temáticas suscitadas pela película. A roda prolongou-se por quase duas horas e foi recheadas de depoimentos, informações, emoções e compartilhamentos, reafirmado o compromisso do Núcleo com a luta em favor do parto humanizado no Brasil.
__________________________________________________________________________
3ª Semana de Combate às Fobias de Gênero na Saúde 12/17
Entre os dias dias 21 a 23 de novembro de 2017 foi realizada no Centro de Ciências da Saúde/UFSC a 3ª Semana de Combate às Fobias de Gênero na Saúde. O evento foi instituído por diversos coletivos, movimentos sociais, instituições, organizações e pessoas comprometidas com a Diversidade de Florianópolis com o objetivo de construção de uma comunicação ampla entre todos esses segmentos junto com as esferas de poder público e privado. A Semana faz referência também ao dia 25 de novembro, celebrado como o Dia contra a Violência de Gênero.
A Profª Drª Mirelle Finkler compôs a mesa intitulada Violência de Gêneros Cometidas por Profissionais da Saúde, onde apresentou a reflexão: “Perspectiva moral por trás da falta de capacitação dos profissionais para atenção à população LGBT”.
Para mais informações acesse o link: http://generoesaude.paginas.ufsc.br/inscricoes-da-3scfgs/
__________________________________________________________________________
17º edição do Simpósio Catarinense de Bioética com o tema “Ética corporativa 7/17
No dia 27 de outubro, o Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), realizou a 17º edição do Simpósio Catarinense de Bioética com o tema “Ética corporativa”. O NUPEBISC esteve representado no evento com a participação do professor Fernando Hellmann, que coordenou uma mesa redonda sobre “Eticidade”, da qual também participou como exponente a profa. Mirelle Finkler, discutindo o tema “Aprimoramento da qualidade ética: a formação dos profissionais de saúde”.
Para assistir à palestra ministrada acesse aqui.
__________________________________________________________________________
VII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud em Barcelona na Espanha 9/16
O congresso ocorrido na Faculdade de Medicina da Universitat de Barcelona de 5 a 7 de Setembro de 2016 teve como objetivo promover a investigação qualitativa em saúde na Ibero-América, focando em quatro temas centrais: a transdisciplinaridade e o trabalho em equipa; a ética; a epistemologia e metodologia e a formação/educação em investigação qualitativa.
Estiverem presentes, representando o NUPEBISC, a Profª Drª Mirelle Finkler com o trabalho: “Adaptação e validação do inventário de problemas éticos para equipes de saúde bucal”; a Profª Drª Marta Verdi com o trabalho: “Errâncias e itinerâncias de uma pesquisa avaliativa em saúde: a construção de uma metodologia participativa”; e o Prof. Dr. Fernando Massignam com o trabalho: “Os núcleos de apoio a saúde da família e elementos sinalizadores de seu compromisso com a interdisciplinaridade”.
Na ocasião o NUPEBISC também se reunião com os professores do Grupo de Educação Moral (GREM) da Universidade de Barcelona. As professoras Marta Verdi e Mirelle Finkler, juntamente com o doutorando Fernando Massignan estiveram com os professores Francisco Esteban Bara e Miquel Martínez Marín. Ocasião de grande alegria e de aproximação entre o NUPEBISC e o GREM.
__________________________________________________________________________
III Congresso Catarinense de Saúde Coletiva e I Seminário de Bioética e Saúde Coletiva 8/16
O PPGSC em parceria com o NUPEBISC promoveram o III Congresso Catarinense de Saúde Coletiva e I Seminário de Bioética e Saúde Coletiva, onde a Profª Drª Marta Verdi presidiu o seminário.
Os membros no Núcleo expuseram diversos trabalhos: Adaptação e validação do inventário de problemas éticos na atenção básica para a saúde bucal (Doris Gomes; Mirelle Finkler); Ergologia e bioética cotidiana – olhares para os modos de produção do cuidado (Erica Menezes; Marta Verdi; Magda Scherer; Melisse Eich); Aproximações entre a bioética crítica de inspiração feminista e o movimento LGBT: algumas reflexões (Ana Luísa da Silva; Mirelle Finkler; Rodrigo Moretti-Pires); A ética da política: entre a teoria do ser cidadão e a prática do controle social (Juliara Hoffmann; Mirelle Finkler); Ética na atenção básica e a inserção das equipes NASF: reflexões a partir de um estudo sobre problemas vivenciados por farmacêuticos em um município catarinense (Leandro Ribeiro Molina; Mirelle Finkler); Uso do Termalismo integrado a prática de uma ESF da Grande Florianópolis (Francielle Maciel Silva Fernando Hellmann Douglas Francisco Kovaleski); Psicopolítica: qual seu lugar na intersecção das ciências sociais e a saúde coletiva? (Carlos Medrano; Marta Verdi; Raquel Kerpel); Reflexões sobre a política nacional de assistência farmacêutica à luz da bioética cotidiana (Leandro Ribeiro Molina; Neusa Vegini; Mirelle Finkler; Marta Verdi); Nenhum passo atrás, nenhum direito a menos! A equidade na saúde: uma reflexão crítica à luz de Giovanni Berlinguer (Melisse Eich; Erica Menezes; Marta Verdi); Sedação paliativa em cuidados oncológicos: análise do processo de tomada de decisão a partir de uma equipe de saúde (Melisse Eich; Marta Verdi); Entre a ética e a moral: reflexões sobre a justiça distributiva aplicada aos sistemas de saúde (Sabrina Blasius Faust Melisse Eich Lucas Alexandre Pedebôs Marta Verdi); A formação ética do profissional de saúde e as vivências durante a graduação: um estudo a partir das representações sociais sobre trotes universitários (Neusa Vegini; Mirelle Finkler); A experiência do cine debate para a formação no âmbito do programa saúde na escola: um relato de experiência (Maiara Geraldi; Janete Oliveira; Mirelle Finkler; Renata Castro); Lançar-se no olho do furacão: estratégias pedagógicas e sentidos de um curso para a formação do apoio institucional (Maria Claudia Matias; Simone Paulon; Matheus Pedro; Mirelle Finkler).
Acesse os trabalhos apresentados no congresso aqui.
O trabalho sobre Ética e Política da doutoranda Juliara Hoffmann e da Profª Drª Mirelle Finkler recebeu o Prêmio de melhor trabalho na área de Bioética durante o III Congresso Catarinense de Saúde Coletiva e I Seminário de Bioética e Saúde Coletiva.
__________________________________________________________________________
Marcha em Defesa do SUS 7/2016
Os membros do NUPEBISC apoairam e participaram da 2ª Marcha em Defesa do SUS e da democracia” foi convocada pelo Conselho Nacional de Saúde e aconteceu em todo o Brasil com o objetivo de reafirmar os princípios do SUS, em defesa de uma saúde publica universal e de qualidade.
__________________________________________________________________________
III Simpósio da Vida Medicada: A Medicalização da Infância 11/2015
Promovendo discussões acerca do tema ‘ medicalização da infância’, explorando a partir diversas perspectivas (sociológica, histórica, cultural e de saúde) alguns dos conceitos, teorias, argumentos, dificuldades e certezas pelos quais foram construídos os saberes utilizados para a detecção precoce de patologias psiquiátricas na infância, tais como TDHA, dislexia e outras. Nupebisc esteve presente e apoiando o simpósio.
__________________________________________________________________________
Exposição SEPEX – 10/2015
Nos dias 11, 12 e 13 de Outubro ocorreu a 14ª SEPEX – Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, e o NUPEBISC esteve por lá expondo os filmes que foram trabalhados na ultima Oficina de Formação Ética “Bioética pelas Lentes do Cinema”.
Equipe do Nupebisc expôs na amostra trechos dos filmes objeto de reflexão no projeto “Bioética Pelas Lentes do Cinema”
__________________________________________________________________________
Oficina de Formação Ética Pelas Lentes do Cinema – 09/2015
Oficina de formação ética pensada através do projeto Bioética Pelas Lentes do Cinema, proporcionando aos membros do NUPEBISC novas reflexões éticas na busca por novas obras cinematográficas que integrarão o projeto.
__________________________________________________________________________
IV Ciclo de Debates em Bioética: PLS 200/2015 um retrocesso na revisão ética das pesquisas clínicas com seres humanos – 05/15
Com falas dos membros da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) Jucelia Maria Guedert Mestre e Doutora em Ciências Médicas, Bruno Schlemper Júnior doutor em Medicina e do doutor em Saúde Coletiva Fernando Hellmann, Naturólogo coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da UNISUL. O ciclo de debates cumpriu sua intenção de esclarecer quanto a importância de se colocar em debate o PLS 200/2015 e buscar junto com a comunidade científica, acadêmica e sociedade civil meios para mobilização contra o projeto.
__________________________________________________________________________
Palestra com a prof.ª Elma Zoboli – 02/2015
No dia 26/02/2015, das 18 as 20h, ocorreu uma palestra com a prof.ª Elma Zoboli (USP) sobre o “Uso do portfólio no ensino da bioetica”.
O evento marcou o início das atividades do NUPEBISC no ano de 2015.
__________________________________________________________________________
Simpósio “Ética em Pesquisas Envolvendo Seres Humanos” – 02/2015
No dia 26/02 ocorreu o simpósio “Ética em Pesquisas Envolvendo Seres Humanos” na UNISUL Unidade Dib Mussi, centro de Florianópolis.
O evento contou com o membro do NUPEBISC Fernando Hellmann.
Confira mais informações no cartaz:
__________________________________________________________________________
Palestra com o prof. Volnei Garrafa – 11/2014
No dia 27 de novembro contamos com a presença do prof. Volnei Garrafa para ministrar a palestra “Reflexões desde o Sul: diálogos entre Bioética de Intervenção e Colonialidade”, dentro do IV Ciclo de Debates em Bioética.
__________________________________________________________________________
Conferência “As perspectivas do paciente renal – uma linha de pesquisa” – 11/2014
No dia 10/11 ocorreu a conferência “As perspectivas do paciente renal – uma linha de pesquisa” com o prof. Francisco J. Mercado, da Universidad de Guadalajara (México).
O evento aconteceu no Bloco H, Sala 2, Térreo, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) às 14h.
__________________________________________________________________________
13ª SEPEX – BIOÉTICA PELAS LENTES DO CINEMA – 10/2014
O NUPEBISC ofereceu durante a 13ª SEPEX a atividade BIOÉTICA PELAS LENTES DO CINEMA, com os minicursos:
– 22/10/2014 – Ética/Bioética, Trabalho e Saúde
– 23/10/2014 – Medicalização da Vida
– 24/10/2014 – Bioética e Vulnerabilidade Social
__________________________________________________________________________
Angel Martinez Hernaez no PPGSC – 10/2014
Na primeira semana de outubro de 2014 o professor Angel Martinez Hernaez, da Universidade Rovira i Virgili, Espanha, esteve ministrando a disciplina de Antropologia da Saúde no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.
__________________________________________________________________________
X Congresso Brasileiro de Bioética (09/2013)
Aconteceu entre os dias 24 a 27 de setembro na cidade de Florianópolis o X Congresso Brasileiro de Bioética, que teve o NUPEBISC (representado por seus membros da Regional/SC) como um dos seus organizadores junto à Sociedade Brasileira de Bioética. O congresso ocorreu juntamente com o II Congresso Brasileiro de Bioética Clínica.
Um dos pontos altos foi a conferência do professor espanhol Diego Gracia, um dos bioeticistas mais festejados da atualidade, que abordou A Ética dos Cuidados Paliativos: Entre a Convicção e a Responsabilidade. Destacando que “toda a ética surge depois de um processo intelectual completo, que parte da pergunta: ‘o que devemos fazer?’”.
__________________________________________________________________________
VI Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa (2012)
Os membros no NUPEBISC participaram do VI Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa em Lisboa, Portugas, onde apresentaram o projeto do Bioética pelas lentes do cinema e os resultados da pesquisa da Política Nacional de Humanização.
__________________________________________________________________________
Pesquisa Avaliativa dos Cursos de Formação em Humanização do SUS (2011-2014)
O projeto propõe a realização de uma pesquisa avaliativa dos efeitos produzidos pelos cursos de formação de apoiadores promovidos pela Política Nacional de Humanização da Gestão e da Atenção do SUS em três estados brasileiros Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, entre os anos de 2008 e 2010. Trata-se de um estudo multicêntrico e interinstitucional, que tem por objetivo principal a avaliação dos efeitos dos processos de formação em humanização na produção de saúde dos referidos territórios. Entendendo-se que a produção de saúde engloba a produção de subjetividades, de novos processos e práticas de trabalho, e de cenários e contextos territoriais pretende-se acompanhar as modificações produzidas nessas três dimensões. Vinculado ao grupo (Diretório CNPq) “Rede Interinstitucional de Pesquisa HumanizaSUS”.