PROFESSOR DO NUPEBISC LANÇA LIVRO SOBRE TERMALISMO SOCIAL

11/05/2017 20:32

O professor do Departamento de Saúde Pública da UFSC e membro fundador do NUPEBISC, Fernando Hellmann lançará o livro Termalismo e Crenoterapia no Brasil e no mundo durante o evento “Termalismo Social em Santa Catarina: realidade, sensibilização e ação”, realizado na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) entre os dias 9 e 12 de maio. Hellmann irá proferir a palestra de abertura sobre o tema do encontro juntamente com Daniel Rodrigues, professor da Unisul e coautor do livro. O evento é direcionado aos profissionais de Atenção Básica das cidades catarinenses e será realizado em três locais diferentes: Chapecó (9/05), Tubarão (11/05) e Palhoça (12/05).

A programação do encontro conta com relatos de experiências bem-sucedidas em termalismo e duas palestras. A primeira sobre “Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares: avanços e desafios”, apresentada pelo representante do Ministério da Saúde Daniel Miele Amado; e a segunda, com o tema “As águas termais e minerais na Saúde”, proferida pelo membro da Associação Latino-americana de Termalismo na Argentina Néstor Hugo Ficosecco. A ação tem parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), por meio de sua Diretoria de Educação Permanente em Saúde e da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, o curso de Naturologia da Unisul e o Departamento de Saúde Pública da UFSC.

O lançamento do livro e a programação do evento fazem parte do projeto “Termalismo Social na Atenção Básica Catarinense: Realidade, Sensibilização e Ação”. Dentre os objetivos específicos do projeto, consta a produção de conhecimento científico e material informativo referente ao termalismo social – crenoterapia. O projeto é financiado pelo Ministério da Saúde para fortalecimento de serviços de práticas integrativas e complementares no SUS e é elaborado pela Coordenação Geral de Áreas Técnicas do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.

Termalismo

O termalismo se refere ao uso de águas termais minerais na recuperação, manutenção e ampliação da saúde, sendo utilizado como sinônimo de balneoterapia. Quando qualificado enquanto Termalismo Social, tal como expresso na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, o sentido de termalismo é ampliado para garantir o acesso enquanto direito social.