Debate no Instituto Arco-Iris
No dia 16 de maio, a projeto principal de NUPEBISC “Bioética pelas lentes do cinema” foi apresentada e integrada à um encontro promovido pelo Instituto Arco-Íris, espaço onde pudemos apresentar a bricolagem do filme Si Puo Fare , a qual contém cenas do filme acompanhada de pequenos questionamentos bioéticos. O público fora composto tanto por usuários do CAPS de Florianópolis, professoras Profª Drª Daniela Ribeiro Schneider e alunos de psicologia oriundos da UFSC.
O Instituto Arco-Íris foi fundado em 25 de fevereiro de 1997 em Florianópolis por pessoas vivendo com HIV/aids, familiares e profissionais da saúde, educação, artistas e serviço social. Pessoas cientes da necessidade de priorizar ações de promoção à saúde, fundamentalmente a prevenção dirigida às populações em situação de vulnerabilidade, contrapondo-se ao modelo até então predominante o assistencialismo despolitizado com ações orientadas ao exercício da cidadania e à defesa dos direitos humanos, trabalhando o conceito de indivíduo como sujeito do processo social através da formação de agentes para a transformação da realidade sócio-sanitária do país.
Foi uma experiência ótima compartilhar o debate sobre o filme com a sociedade civíl, através da exposição do video foi possivel explorar e contextualizar os questionamentos contidos no video através de perspectivas multifacetadas envolvendo olhares da psicologia, preocupados com políticas públicas e principalmente da experiência dos usuários do CAPS.