3ª Semana de Combate às Fobias de Gênero na Saúde
Na semana do dia 25 de novembro – Dia do Combate à Violência de Gênero, aconteceu no Centro de Ciências da Saúde da UFSC, a 3ª Semana de Combate às Fobias de Gênero na Saúde. O evento teve como objetivo discutir a violência de gênero por meio de um diálogo entre entidades, movimentos sociais e pessoas comprometidas com o debate da Diversidade.
As atividades foram iniciadas na noite do dia 21, com o lançamento da iniciativa denominada ‘Aliança pela Igualdade e Diversidade’, no âmbito do CCS, com o objetivo de identificar professores e servidores interessados em apoiar e acolher pessoas vítimas de assédio ou violência de gênero, por meio de logomarca apresentada aos presentes. A iniciativa começa no CCS, mas a expectativa da Profa. Marcela Veiros, idealizadora desta rede de apoio, é que toda a comunidade da UFSC adote a ideia.
As três noites do evento trataram dos seguintes temas: gênero e violência institucional, gênero e violência profissional, e violências de gênero e populações negligenciadas. O NUPEBISC esteve representado no evento pela profa. Mirelle Finkler, que apresentou os fundamentos morais dos preconceitos às pessoas LGBT+, buscando facilitar a compreensão dos presentes sobre as origens dos juízos de valor depreciativos que embasam preconceitos e geram titudes discriminatórias e outros atos de violência tão frequentes como vemos na sociedade brasileira.