Oficina de Formação Ética “Bioética pelas Lentes do Cinema”
Como intuito de renovar e acrescentar novos obras cinematográficas para o projeto Bioética pelas Lentes do Cinema, o nupebisc está promovendo a Oficina de Formação Ética “Bioética pelas Lentes do Cinema” entre os integrantes núcleo.
O primeiro filme exibido no encontro que fora realizado nesta ultima quarta-feira 12/08, foi o documentário espanhol Las Alas de La Vida. No qual se apresenta ao espectador a emocionante história do médico Carlos Cristos. que ao ser diagnosticado com Atrofia Multi-Sistêmica (AMS), convida seu colega Antoni P. Canet diretor de cinema para registrar seu processo de morte. O documentário incita ao telespectador reflexões tanto sobre o processo de morrer ou viver quanto a questões sobre cuidados paliativos, diretrizes antecipadas (ou testamento vital) , não reanimação cardíaca.

Professora Marta Verdi fazendo a fala de inicio da Oficina de formação ética “Bioética pelas Lentes do Cinema”
Para os interessados no documentário o mesmo se encontra disponível no seguinte link: https://youtu.be/WMGcMuutNUM?t=5m40s
O próximo longa-metragem a ser exibido será o filme italiano Si Puo Fare ( Dá pra fazer) de 2008, que traz a história de Nello, um sindicalista afastado do sindicato por suas ideias avançadas, se vê dirigindo uma cooperativa de doentes mentais, ex-pacientes dos manicômios fechados pela Lei Basaglia. Acreditando firmemente na dignidade do trabalho, ele convence os sócios a substituir as esmolas assistencialistas por um trabalho de verdade, inventando para cada um, uma atividade incrivelmente adaptada às respectivas capacidades, mas indo também de encontro às inevitáveis e humanas contradições.
Si Puo Fare está disponivel para exibição online em: https://www.youtube.com/watch?v=x7rV__SKuL0
Exibição e debate sobre o filme acontecerão próximo 18/08 às 18h na Sala 2 do Bloco H.